Página Inicial
Restauratus Conservação
e Restauração de Bens
Culturais Móveis Ltda
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.
.
 
SEMINÁRIO “POLÍTICA NACIONAL DE MUSEUS: BALANÇOS E PERSPECTIVAS”
 
DEMU
12/12/2008


SEMINÁRIO “POLÍTICA NACIONAL DE MUSEUS: BALANÇOS E PERSPECTIVAS”
RIO DE JANEIRO, 17 A 19 DE DEZEMBRO DE 2008


Implantada em maio de 2003, em solenidade no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, a Política Nacional de Museus tem por objetivo promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania, por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes, e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do país.

Para celebrar os cinco anos de vigência da Política, bem como avaliar seus resultados e impactos, e refletir sobre seus possíveis desdobramentos, o Departamento de Museus e Centros Cultural promove novamente no Museu Histórico Nacional, entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2008, o Seminário “Política Nacional de Museus: Balanço e Perspectivas”, que tem como objetivo a discussão desta Política Pública, em seus aspectos relativos à democratização, fomento e institucionalização. O evento reunirá profissionais, gestores e pesquisadores do setor de cultura.

Neste sentido, pretende promover reflexões, por um lado, relativas à gestão da Política Nacional de Museus nos cinco últimos anos e, por outro, em torno da democratização do campo museal e promoção de cidadania, economia do setor de museus no Brasil, bem como institucionalização e regulação do setor museológico e o papel do Estado, no momento em que o Ministério da Cultura discute a implantação do Plano Nacional de Cultura.

O evento contará com as seguintes mesas redondas: Políticas Públicas e Democratização do campo museal no Brasil; Museus como bem simbólico, direito e ativo econômico; Caminhos da mudança social e do desenvolvimento; Sustentabilidade: desafios e responsabilidades; Construindo ferramentas e tecendo redes; Os Museus e o Plano Nacional de Cultura; e Política Nacional de Museus: balanço e perspectivas. Cada uma será acompanhada por debate. A programação completa está disponível no site do Sistema Brasileiro de Museus: www.museus.gov.br.

As inscrições deverão ser realizadas no local do evento. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, Rio de Janeiro, RJ.

Mais informações pelo telefone (61) 3414-6167 ou e-mail demu@iphan.gov.br.

 
 
Mais Notícias   Página Incial
 
 
Web Desing by rg77 Rua Demétrio Ribeiro, 1168 - Loja 5 ..Fone: (51) 3228.8965 .Cep: 90.010-313 ..Porto Alegre / RS